Porque a internet está lenta? Conheça 7 possíveis problemas
Reunimos os sete possíveis problemas que podem te ajudar a entender porque a internet está lenta, confira!
Porque a internet está lenta? Essa não é uma pergunta fácil de responder, já que pode depender de diversos fatores. Reunimos os sete possíveis problemas que podem te ajudar a entender porque a internet está lenta, confira!
A internet está lenta? Confira 7 possíveis problemas
1. Roteador mal posicionado
O sinal WiFi é transmitido por meio de ondas de radiofrequência, então alguns pontos ou objetos podem causar interferência no processo de transmissão de sinal do roteador até o dispositivo.
Os principais pontos a se observar são se há barreiras físicas no caminho do roteador, como paredes e móveis, e se há outros aparelhos elétricos que emitem ondas eletromagnéticas e podem interferir na frequência, como microondas, telefone sem fio e babá eletrônica. Já falamos sobre 7 coisas que roubam seu WiFi aqui.
2. Espaço de cobertura muito amplo
Ainda que você tenha um bom roteador e que ele esteja bem posicionado, pode ser que ele não seja suficiente para o tamanho do seu espaço de cobertura e seja por isso que sua internet está lenta. Se você possui uma área muito grande ou um ambiente com mais de um pavimento, apenas um roteador não será suficiente.
A solução quando isso acontece é usar a Tecnologia Mesh, uma rede formada por dois ou mais aparelhos que conectados formam uma rede única, com uma única senha. Assim, você pode caminhar pelo espaço sem interrupções.
3. Muitas pessoas usando o sinal
Quanto mais pessoas utilizarem a internet ao mesmo tempo e quanto mais dispositivos estiverem conectados, maior será a divisão da banda disponível. Ou seja, muitas pessoas usando o sinal ao mesmo tempo significa que há uma velocidade menor para cada uma.
Se for possível, conecte alguns aparelhos, como computadores e smart tvs diretamente no modem, via cabo, e deixe o WiFi apenas para dispositivos móveis. Se ainda assim a internet está lenta, pode ser que você tenha contratado o plano errado, como veremos a seguir.
4. Plano inadequado
Se a quantidade de usuários e de dispositivos conectados na sua rede é maior do que sua banda de internet aguenta, talvez seja hora de trocar de plano. Os planos são pensados não só na quantidade de pessoas, mas no perfil desses usuários.
Uma pessoa que trabalha em casa, assiste muitos filmes e joga jogos online pesados vai precisar de uma banda maior do que alguém que só usa a internet para acessar redes sociais e sites. Clique aqui e saiba como calcular a quantidade de banda que você precisa.
5. Dispositivo com vírus ou malware
Utilizar dispositivos com vírus ou malware instalados gera uma queda na qualidade de navegação e uma lentidão na conexão. Além de comprometer a segurança das suas informações. Mantenha sempre um antivírus atualizado e realize varreduras periódicas para se certificar de que todos os seus dispositivos estão seguros.
6. Dispositivos obsoletos ou com baixa capacidade de processamento
Equipamentos mais antigos podem não conseguir utilizar todo o potencial da sua internet e pode ser por isso que sua internet está lenta. As tecnologias mudam muito rápido e os dispositivos mais antigos podem não atender aos novos padrões e às normas de WiFi.
Mantenha seus aparelhos sempre atualizados na versão mais recente e, se ainda assim esse equipamento continuar com lentidão, talvez seja hora de considerar trocá-lo por um modelo mais recente.
7. Instabilidade no provedor
Por fim, se todas essas dicas não se encaixarem no seu caso, a internet pode estar lenta por causa de uma instabilidade no provedor. Isso pode acontecer por modificações na rede, acidentes, condições climáticas ou sobrecarga.
Se a internet está lenta e nada resolveu, entre em contato com o seu provedor.
Postagens relacionadas
Home office: como montar o ambiente perfeito
Seja para trabalhar diariamente, estudar ou realizar algumas demandas do trabalho, confira dicas de como montar um home office perfeito. Compartilhar: O trabalho remoto já havia conquistado...